Choose your country / language

Beyond Surfaces #9 - Opportunity

Erros não são permitidos: Marc Hervé corre com um nicho muito rápido …; Materials for Giants: Computational material development in mining; Spot on materiais: Plasma; Turbo-charged innovation with suspension plasma spray; Spot on aplicação; Hidden champions of mobility.

Beyond Surfaces #9 - Opportunity

The year 2020 has brought a great deal of change. In this edition of BEYOND SURFACES we include a “special”, giving you a unique insight into how our employees around the world have taken on the challenge of the initial months of the Covid-19 pandemic with commitment and creativity. We are also taking the magazine title quite literally and are looking “beyond surfaces” into the second pillar of the Oerlikon Group, our synthetic-fiber business.

With this edition, we are celebrating a small but important anniversary: The first issue of BEYOND SURFACES was published five years ago. Two years earlier, Metco had joined the Oerlikon Group, and this magazine was created to introduce our customers to the solutions offered by the two brands, Oerlikon Balzers and Oerlikon Metco.

Since then, the Oerlikon Group has undergone significant changes. Today, it is a “Powerhouse of Materials and Surface Solutions.” Our newest business unit, Additive Manufacturing, which focuses on the industrialization of additive manufacturing methods, represents an important augmentation of the Oerlikon Balzers and Oerlikon Metco portfolio.

Navegue pela revista

Marc Hervé corre com um nicho muito rápido …

Em seu próprio tempo, ele pega a estrada em um modesto veículo familiar. Mas quando ele aconselha seus clientes, tudo gira em torno de carros de corrida de Fórmula 1, Fórmula E ou motos de Moto-GP, e acima de tudo a pergunta: qual revestimento os tornará aquele décimo de segundo decisivo mais rápido que a concorrência? Marc Hervé impulsiona o desempenho e conhece os segredos dos grandes e famosos do automobilismo.

No automobilismo, há apenas um objetivo: vencer. Tudo o mais é secundário. Normalmente, os revestimentos da Oerlikon Balzers para o setor automotivo são usados para reduzir o atrito e estender a vida útil dos componentes do motor - com o objetivo de fazer os motores funcionarem com mais eficiência.

Nas corridas, é diferente, e essa diferença é medida em décimos de segundo. Essas frações dependem de mais em vez de menos: o objetivo não é reduzir o atrito, mas obter ainda mais potência - e, portanto, maior velocidade - do motor graças ao revestimento.

Marc Hervé, Gerente de segmento global para Motorsports da Oerlikon Balzers, diz: “Não sou um vendedor de revestimentos e não preciso negociar o preço. Quando um cliente me liga, ele tem um problema que deseja resolver com nossa ajuda ou está convencido de que somos o parceiro certo para um novo projeto. Nesse caso, eu aconselho, aja como um parceiro para considerações hipotéticas e frequentemente sirva como um treinador até que tenhamos certeza: Isso vai funcionar. Porque no automobilismo, erros não são permitidos: quando você vai para a pista, tem que ter certeza de que vai funcionar”.

...quando você vai para a pista, tem que ter certeza de que vai funcionar.

Marc Hervé, Gobal Segment Manager Motorsports, Oerlikon Balzers

Sem perda de tempo, até que a temporada de corridas termine

Mesmo fora da pista de corrida, é tudo uma questão de velocidade. Tempos de desenvolvimento de vários meses e longas aprovações internas? Marc balança a cabeça: “Trabalho diretamente com as equipes que desenvolvem os carros de corrida e com seus fornecedores. Desde a primeira reunião até a solução finalizada, temos que administrar isso em dois meses. Não podemos perder tempo até o fim da temporada de corridas! Esse é o espírito que você precisa para trabalhar neste setor. Isso é vivido pelas equipes de corrida, por nós da Oerlikon Balzers em Limoges, e até pelos motoristas que trazem as peças do motor para o nosso centro de clientes para revestimento: Eles costumam passar a noite no estacionamento para que possam levar as peças acabadas para suas equipes sem perder tempo!”

É preciso perguntar o que ainda o fascina em seu trabalho depois de duas décadas? Ele ri: “Imagine, eu tenho a mesma mesa no mesmo escritório há 21 anos! Nasci e cresci em Limoges, estudei engenharia mecânica lá e consegui meu primeiro emprego na Sorevi. Hoje a empresa se chama Oerlikon Balzers. No ano passado, comemoramos nosso 30º aniversário e eu celebrei meu 20º aniversário ao mesmo tempo - foi muito emocionante!”

Quando um cliente me liga, eu o aconselho: aja como um parceiro para considerações hipotéticas e frequentemente sirva como um treinador até que tenhamos certeza: Isso vai funcionar.

Marc Hervé, Gobal Segment Manager Motorsports, Oerlikon Balzers

Sem barulho, sem cheiro. Mas extremamente emocionante.

No automobilismo, é feita uma distinção entre “corrida” e supersports. A primeira categoria inclui a Fórmula 1 - dominante principalmente na Europa - a série americana NASCAR e as séries de rally ou motocicleta como Moto-GP e Superbike.

Os “Supersports” incluem corridas com veículos de alto desempenho usados na estrada, como super ou hiper carros e também motocicletas. Nos últimos anos, corridas com motores elétricos em oposição aos motores de combustão tradicionais (Fórmula E, E-Rallyecross e motocicletas elétricas) foram adicionadas a ambos os tipos.

Como é isso - Fórmula 1 e carros elétricos? Marc ri. “Sim, eu sei o que você está pensando! Na minha primeira E-Race, meu primeiro pensamento foi: brinquedos infantis! Quer dizer, eles tiveram que trocar a bateria no meio da corrida! E então, sem barulho, sem cheiro ... foi horrível! " Hoje ele está convencido de que os acionamentos elétricos e híbridos são o futuro - no automobilismo. Para ele e sua equipe, no entanto, isso também significa que eles estão desenvolvendo soluções para um grupo completamente novo de clientes com aplicações completamente novas: “Isso é extremamente emocionante!”

Sem barulho, sem cheiro. Mas extremamente emocionante.

Revestimentos para uma indústria que quer se tornar sustentável

Em geral, a sustentabilidade está impulsionando toda a indústria. A questão é: como colocar ainda mais potência na pista sem prejudicar o meio ambiente? Quando Marc começou a vender revestimentos para corridas, há 20 anos, não havia dúvida alguma: “Naquela época, dirigíamos com motores de 12 cilindros e não era incomum que quatro motores se desgastassem durante um fim de semana de corrida. Para nós, como fornecedores, isso significava grandes volumes, muitas peças, revestimento de baixo custo. Hoje, é completamente diferente: os carros funcionam com motores de seis cilindros e têm que oferecer desempenho superior por pelo menos cinco fins de semana de corrida ”, explica. Portanto, os revestimentos devem garantir que esses motores funcionem por mais tempo e com mais confiabilidade, e obtenham o máximo da quantidade permitida de combustível. “É disso que se trata hoje as corridas, economia de custos e combustível!”

O carro dos seus sonhos: um Nissan GTR

Motorsports é um mundo próprio, mas também um muito pequeno. “Trabalhamos para quase todas as equipes de corrida profissional e, portanto, para competidores diretos. Meus colegas em Limoges e eu conhecemos alguns dos segredos mais bem guardados do mundo do automobilismo. Estamos muito orgulhosos disso porque mostra o quanto as equipes de automobilismo confiam em nós.”

Marc Hervé diz de si mesmo com toda a modéstia: “O que eu faço é um nicho absoluto não só na Oerlikon Balzers. Não há muitos Marc Hervé’s no mundo. ” Acreditamos nele sem hesitação. Em todo caso, ele conseguiu nos contagiar com seu entusiasmo. No final da entrevista, resta apenas uma pergunta: que tipo de carro dirige alguém que lida com os carros mais rápidos do mundo todos os dias e também ocasionalmente dirige ele mesmo um Porsche ou Ferrari na pista de corrida? Marc sorri: um Skoda Soberbo! E ele coloca em perspectiva: “Mas um dia vou comprar o carro dos meus sonhos, um Nissan GTR, e quero buscá-lo eu mesmo no Japão! Até então, terei que esperar um pouco, porque prometi à minha esposa que vamos pagar a casa primeiro - mas de alguma forma ela sempre encontra um novo projeto de reforma!”

BALIQ CARBOS - even better than Diamond-Like-Carbon (DLC)

When racing cars and motorcycles are pushed to their performance limits, critical components must withstand extreme loads. Then the hour strikes for BALIQ® CARBOS and BALIQ® CARBOS STAR, two coatings that Oerlikon Balzers has developed specifically for applications with extreme contact pressure and high sliding speeds. They are therefore ideal for high-performance engines in motor sports.

Watch the video on YouTube

Aniversário de 30 anos da Oerlikon Balzers em Limoges

Em outubro de 2019, a Oerlikon Balzers comemorou o 30º aniversário de seu centro de atendimento ao cliente em Limoges, França, com vários convidados de honra e clientes. Limoges é conhecido como o centro de competência da Oerlikon Balzers para esportes motorizados, onde componentes de precisão de motores de alto desempenho são revestidos de acordo com um padrão exato. O sucesso da Oerlikon Balzers na indústria de esportes motorizados por mais de 25 anos se deve principalmente ao revestimento DLC de alto desempenho BALINIT® CAVIDUR. Com seu baixo atrito, resistência ao desgaste muito alta e longa vida útil, ele definiu o padrão global para os componentes de válvulas.

Contato

Petra Ammann

Petra Ammann

Head of Communications Oerlikon Balzers
keyboard_arrow_up