Choose your country / language

BALINIT CROMA / CROMA PLUS Com BALINIT CROMA, seu processamento de plásticos obterá o máximo de desempenho mesmo de componentes de grande porte.

A solução inovadora de proteção contra desgaste que aumenta a produtividade e eficiência do processamento de plásticos, mesmo de componentes de grande porte.

BALINIT CROMA / CROMA PLUS

Seja moldagem por injeção, extrusão ou moldagem por sopro – somente superfícies de qualidade superior garantem a melhor produtividade e eficiência nos processos de fabricação. BALINIT® CROMA e BALINIT® CROMA PLUS são, portanto, as melhores escolhas para o processamento bem-sucedido de plásticos, mesmo para componentes de grande porte.

CROMA e CROMA PLUS reduzem os custos de ferramentas, produção e manutenção, o que faz deles os revestimentos ideais para extrusão de PVC para molduras de janelas, extrusão de plásticos e processamento de borracha.

  • Revestimento de extrema dureza
  • Baixo coeficiente de atrito
  • Excelente adesão
  • Aumento de produtividade, economia e confiabilidade
  • Revestimento de componentes de grande porte

Barreira protetora contra abrasão

Quando fibras de vidro em materiais plásticos atacam os moldes de injeção, o BALINIT® CROMA PLUS não apenas forma uma barreira protetora eficaz contra a abrasão – o revestimento também garante um melhor comportamento de fluxo do fundido, reduz a pressão de injeção e estende os intervalos de manutenção. Tanto a fabricante de moldes Siebenwurst quanto a fabricante de automóveis Mercedes-Benz se beneficiaram desse revestimento protetor na produção de recessos de porta-malas para o carro elétrico EQS.

Barreira protetora contra abrasão

Reduzindo o peso do carro usando fibras de vidro
Na eletromobilidade, a construção leve é uma vantagem fundamental: quanto mais leve o veículo, maior seu alcance. Compósitos reforçados com fibras, como folhas orgânicas, estão, portanto, entre os materiais preferidos. Eles formam uma matriz estável composta por uma camada termoplástica e fibras de vidro, carbono ou aramida e reduzem o peso ao substituir o metal.

O desafio: composto de fibra de vidro altamente abrasivo na ferramenta de moldagem
Uma mistura de polipropileno com 50% de fibras de vidro foi usada para o recuo do porta-malas de um modelo elétrico atual da Mercedes-Benz. Este foi um grande desafio para os especialistas em moldes da Siebenwurst, porque o que é bom para o peso é ruim para o molde. Seu desafio era proteger o molde de injeção das fibras de vidro altamente abrasivas.

Sem revestimento, sem esperança
Produzir o recesso do porta-malas não é o primeiro projeto que a Siebenwurst entregou em cooperação com a Mercedes-Benz. Anton Liebl trabalhou na Siebenwurst, com sede na cidade bávara de Dietfurt, por orgulhosos 46 anos, e ele se lembra do conhecido fabricante de automóveis abordando sua empresa em 2008. Na época, o gerente de projeto recomendou um revestimento da Oerlikon Balzers para proteger moldes de injeção contra compósitos abrasivos. “Há muito tempo usamos exclusivamente revestimentos da Oerlikon Balzers”, diz Liebl.

“Os revestimentos são indispensáveis para superar os desafios impostos pelos compósitos”

diz Anton Liebl, gerente de projetos da Siebenwurst

O revestimento deslumbrante é a solução perfeita
Após essa experiência positiva, um revestimento da Oerlikon Balzers voltou a fazer parte das especificações do mais recente projeto: BALINIT® CROMA PLUS. O revestimento PVD (Physical Vapor Deposition) à base de nitreto de cromo, que deslumbra como um arco-íris, é a solução perfeita para moldes de injeção altamente resistentes ao desgaste. Suas capacidades foram novamente demonstradas na produção de compartimentos de plástico reforçado com fibra de vidro na fábrica da Mercedes-Benz em Hamburgo, onde o revestimento garantiu um número muito alto de ciclos e, como resultado, intervalos de manutenção mais longos.

125 anos de experiência
A Siebenwurst usa seus 125 anos de profundo conhecimento e experiência para desenvolver soluções para esses e outros desafios complexos. A empresa faz jus à sua reputação como a melhor solucionadora de problemas para seus clientes, desde o protótipo de design até a produção em série.

Sistema de câmara quente de alta qualidade
Mas não é só nos serviços de revestimento que as duas empresas trabalham juntas. Para o próximo projeto envolvendo um revestimento da Oerlikon Balzers, um sistema de câmara quente da marca irmã da empresa, Oerlikon HRSflow – efetivamente uma solução completa de uma única fonte – será entregue à Siebenwurst. E este também não é o primeiro projeto em conjunto: a Siebenwurst já era cliente da HRSflow antes de se tornar parte da Oerlikon.

Contato

Petra Ammann

Petra Ammann

Head of Communications Oerlikon Balzers
keyboard_arrow_up