Choose your country / language

Artigos Técnicos

Conhecimento de primeira mão

Após muitos testes de laboratório e desenvolvimentos ao longo dos anos, e especialmente em estreita cooperação com os clientes, sabemos sobre a alta eficiência dos revestimentos PVD em inúmeras aplicações. Nossos artigos técnicos fornecem informações básicas e especializadas sobre quais revestimentos são mais adequados para quais aplicações. Os revestimentos PVD são a alternativa ideal e sustentável para melhorar significativamente o desempenho e a vida útil dos componentes de precisão e a vida útil das ferramentas para a indústria de processamento de metais e plásticos.

Em julho de 2022, a Oerlikon Balzers, marca líder mundial em tecnologia da Oerlikon que fornece soluções avançadas de superfície para as indústrias de processamento de metal e plástico, apresentou o BALINIT MOLDENA. O revestimento foi desenvolvido especialmente para moldagem por injeção e extrusão de polímeros preenchidos para oferecer resistência superior à abrasão e à corrosão, tornando-o perfeito para aplicações com plásticos reforçados com fibra de vidro (GFRPs) e materiais totalmente reciclados, garantindo uma vida útil mais longa do molde, oferecendo alto desempenho e produtos de qualidade.

Em linha com a estratégia de sustentabilidade da Oerlikon, BALINIT MOLDENA é a solução ideal para o processamento de plásticos novos e recicláveis, a fim de melhorar a eficiência energética e conservar recursos. Outra propriedade importante é que o revestimento aumenta a vida útil do molde, enquanto os clientes se beneficiam de um processo de produção confiável e produtos de alta qualidade.

Mais duro do que seu antecessor com excelentes propriedades de abrasão e corrosão

O revestimento recém-desenvolvido da marca Oerlikon Balzers tem apenas 7 µm de espessura e excede a dureza de quase todos os revestimentos anteriores para processamento de plásticos. Suas excelentes propriedades de abrasão e corrosão fazem de BALINIT MOLDENA o revestimento perfeito para moldagem por injeção e extrusão de materiais abrasivos, como GFRPs, e também é ideal para moldagem por injeção de materiais corrosivos, como materiais totalmente reciclados ou aqueles com alto teor de retardador de chama. O BALINIT MOLDENA já provou ser eficaz em dois projetos de moldagem por injeção de clientes, mostrando menos desgaste do que revestimentos convencionais resistentes à abrasão.

Reduzindo a zero o índice de refugo na produção de cabos de panelas

Krishna Krishna Design & Manufacturing, com sede perto de Pune, na Índia, é um fabricante de utensílios domésticos e utensílios de cozinha que usa o material muito corrosivo baquelite para produzir seus cabos de panela texturizados. A empresa lutava com intervalos curtos de manutenção e aderência do material ao molde a cada 30.000 disparos, o que levava a uma alta taxa de refugo e aumento dos custos de produção. A Oerlikon Balzers ofereceu BALINIT MOLDENA como a solução preferida para esta aplicação, que resolveu imediatamente os problemas de produção.

Reduzindo a zero o índice de refugo na produção de cabos de panelas (Imagem: Adobe Stock)

Os dados de produção foram impressionantes após o revestimento do molde com BALINIT MOLDENA: mesmo após 50.000 injeções, a desmoldagem foi tão fácil quanto na primeira injeção e a textura da alça foi mantida. Depois que a taxa de refugo foi reduzida a zero, o feedback do cliente foi muito positivo. Assim, BALINIT MOLDENA provou sua alta resistência ao desgaste e à corrosão e excelente comportamento antiaderente durante a produção.

Descrição da imagem: Na produção de cabos de panelas, o revestimento ajudou um fabricante indiano de utensílios domésticos e utensílios de cozinha a prolongar significativamente a vida útil do molde. (Gráfico: Oerlikon Balzers)

Aumento da produtividade na dos pés dos vasos de flor em compósito madeira-plástico

A Prosperplast, uma das principais fabricantes polonesas de produtos plásticos para residências e jardins, usa um composto de madeira e plástico para produzir os pés dos vasos. Inicialmente, os produtos sofriam de baixa qualidade superficial e forte desgaseificação, o que significava que a produção frequentemente tinha que parar para limpar e polir a superfície do molde. A substituição do revestimento anterior pelo novo revestimento BALINIT MOLDENA os ajudou a obter os produtos de alta qualidade desejados, sem desperdícios e sem tempo de inatividade para limpeza e polimento.


Descrição da imagem: Sucata e tempo de inatividade reduzidos a zero com produtos consistentemente de alta qualidade: A Prosperplast usa o revestimento BALINIT MOLDENA para a moldagem por injeção dos pés dos vasos. (Gráfico: Oerlikon Balzers)

  • pdf (298.8 KB)

    Artigo Técnico - Maior eficiência e maior vida útil da ferramenta no processamento de plásticos com o novo revestimento BALINIT MOLDENA

Contato

Petra Ammann

Petra Ammann

Head of Communications Oerlikon Balzers

© Copyright 2024 OC Oerlikon Management AG

Voltar ao topo da página keyboard_arrow_up

keyboard_arrow_up